Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Uma Sensação de Perda

 

Continuo com uma sensação de perda. Uma dor fina, longínqua que no entanto me acompanha constantemente. Tenho a noção que está presente em tudo o que faço e na origem de todos os meus motivos. Analiso e sobreanalizo o porquê. Investigo profundo e não deduzo o que perdi. Pura e simplesmente não sei o que perdi. É estranho. Tenho a vivida sensação de que perdi algo mas algures no tempo esqueci-me do que seria.

Sinto-me triste por ter perdido algo. Vivo na melancolia de ter de viver com essa sensação mesmo sem saber o que é. Não sei sequer se é algo tangível ou se é algum subproduto da minha imaginação. Posso até ter imaginado que perdi algo e agora passo os meus dias amargurado por não conseguir encontrar algo que afinal não existe.

Mas se calhar até existe. Se calhar até é algo de tangível e importante. Algo que pudesse definir a minha vida como algo de melhor. Talvez até me proporcionasse a possibilidade remota de ser feliz.

Talvez seja isso que perdi. Talvez tenha perdido a capacidade de ser feliz. Talvez tenha sido esse o meu crime, a minha falha. Não sei.

E continuo olhando o fundo dos dias com a perda que me acompanha.

publicado por 100destino às 17:29
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De dreedrui a 30 de Outubro de 2008 às 17:47

Em maior ou menor grau, todos já vivenciámos a sensação de perder algo. Algumas perdas são definitivas. Outras imaginamos que possam ser temporárias e que, quem sabe, talvez venhamos a recuperá-las. Nestes casos a esperança da recuperação, se mescla à dor da perda, numa simbiose curiosa.

Eu costumo distinguir a perda em si, da sensação dolorosa que a perda provoca em nós. Quantas vezes sentimos de forma tão profunda a perda de algo a que, supostamente, nem davamos tanto valor assim.

A sensação de perda, principalmente a definitiva é, realmente, uma sensação de impotência.

A sensação de que poderíamos ter feito algo que evitasse a perda o que nos permitiria não ficar com o estigma da culpa.

Todavia, as nossas perdas acabam também, num paradoxo somente aparente, fazendo parte de nós. Exatamente porque aquela dor nos temperou, nos deixou capazes de sobreviver, apesar da perda.

Assim, ela acaba sendo um ganho, de certa forma. Até as sensações de saudade e a nostalgia que acontecem quando nos lembramos do que perdemos, é algo intrínseco em nós que, indubitavelmente, marca a nossa personalidade. Mesmo que seja algo, aparentemente, sem muita importância consciente.

No subconsciente, permanece lá. Fazendo parte de nós.

Não há como negar. Nós somos o que o nosso passado fez com que fossemos, associado ao que desejamos ser no futuro.

O presente? Ora. O presente de alguns segundos atrás já virou passado e até esta mensagem que escrevi sem sequer rever, já é parte de mim que agora divido contigo.

Ou será que já era antes?

Abraço do Rui
De meialuadesabao a 3 de Novembro de 2008 às 16:36
Pos é, penso que mt coisa foi dita no coment anterior. Por vezes o sentimento de perda não é só perder por perder e, choramos por não voltar a ter/ver. O que interssa é a experiência que tiramos. Boa ou má, teremos de saber lidar com ela.
Um beijinho
De silvia a 2 de Julho de 2011 às 22:59
O texto está perfeito. A perda para mim , da uma sensação triste e dolorida dentro do peito. O sofrimento casua dor física em mim em voce não?
Nó na garganta, lágrimas nos olhos, sensação de não suportar, melancolia sem fim.
De Victor a 2 de Outubro de 2017 às 06:25
Como posso entrar em contato com você?Me mande um email (victorpinheiro67@gmail.com)

Comentar post

.Novos Destinos

. Vivo Para Te Encontrar.

. Timbres Cor De Fogo.

. Procuro Pelos Espaços Do ...

. Entre Nós Nunca Houve Tem...

. A Tentação Sombria Da Mel...

. Algures Dentro De Nós Exi...

. Onde Colar Os Selos Diama...

. Os Nexos Complexos Finalm...

. A Dor É Apenas Um Estado ...

. o Veneno Tóxico Da Loucur...

.Destinos comentados

Como posso entrar em contato com você?Me mande um ...
lindo
Tantas e tantas vezes que temos este pensamento...
Ninguém saberá responder a isso...
Gostei muito deste excerto, especialmente "Segredo...

.Destinos antigos

.subscrever feeds